Moradores da Vila Autódromo permanecem unidos contra perigo de despejo pela Prefeitura do Rio

27 11 2009

Por Sheila Jacob, do NPC

Muitos dos presentes no encerramento do 15° Curso Anual do NPC, no Cine Odeon, se sensibilizaram pelo depoimento de Jane Nascimento, moradora da comunidade Vila Autódromo, que sofre perigo de despejo por conta das Olimpíadas de 2016. A comunidade existe há mais de 40 anos, e está localizada na Barra da Tijuca, bairro nobre da Zona Oeste do município do Rio. Apesar de ainda não ter entrado em contato com a comunidade, a página do Plano Diretor do Município (http://spl.camara.rj.gov.br/planodiretor/rio2016plano.htm), em “Prioridades para a habitação”, já mostra a previsão de reassentamento para as seguintes comunidades: Vila Autódromo, Canal do Anil, Gardênia Azul e Parque da Panela.

A advogada Maria Lúcia Pontes, do Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria Pública do Rio, tem acompanhado as reuniões, que ocorrem a cada duas semanas para mobilizar os moradores. A ideia da última assembleia, no dia 18, foi esclarecer as dúvidas e saber as expectativas da comunidade, por sugestão de Maria Lúcia.
“Sou morador antigo, vim para cá há mais de 30 anos. Quero permanecer aqui, junto com quem pensa da mesma maneira”. Esse foi o depoimento emocionado de Antônio Jesus, um dos participantes da assembleia. Após certa hesitação inicial, outros presentes assumiram o microfone e fizeram coro com Antônio, reafirmando a vontade de permanecer no local. Para o defensor público Alexandre Mendes, a mobilização deve ser por continuar na comunidade, já que “existe o direito à não remoção previsto na lei orgânica do município. Essa tem que ser a ideia principal: permanecer aqui”.

Leia matéria completa clicando aqui

About these ads

Ações

Information

11 responses

16 12 2009
Jane Reis

Sou filha da D. Jane e acho também que é covardia do governo querer tirar as comunidades. Acho que eles deveriam se preocupar mais com a edução e saúde, do que em fazer bonito pra quem vem de fora!

18 12 2009
Jane Reis

Corrigindo eu quis dizer educação e não ” edução”

27 12 2009
Janaína Reis

Eu também sou filha da D. Jane, e concordo com a minha irmã, é uma tremenda covardia o governo retirar as comunidades alegando que estão “enfeiando” o local, enquanto a educação, a saúde e a segurança estão indo de mal a pior.

27 12 2009
Jane Nascimento

Tanda proeza e obras faronicas , por motivo de especulção imobiliaria enquanto o sistema de saúde está tão mal ascessorado pelo governo que a gente marca um consulta da qual será atenditdo em trêa a seis meses. Isso é uma vergonha! Pra que qerer transformar uma cidade tão linda num cemitério? Cemitério sim, por que se não dão prioridade ao sistema de saúde e procuram transformar a cidade num cartão de visita para fazer oba oba enganando os turistas de que a aqui tudo vai bem, na verdade
a saúde vai tão mau que o povo vai acabar morrendo e o capitalismo vai ter prejuiso, por que são os pobres que seustentam a cidade.

16 01 2010
mirtha lilian sepulveda alastuey

HOLA JANE: ESTOY COMPLETAMENTE DE ACUERDO CON VOS. SIGUE FIRME LUCHANDO , DEFIENDE TU LUGAR, DEFIENDE LA ECOLOGIA Y EL MEDIO AMBIENTE, LUCHA CONTRA LA DESTRUCCIÒN, EL OPORTUNISMO Y EL COMERCIO SIN ESCRÙPULOS, NO SE JUSTIFICA DE NINGUNA MANERA DESTRUIR ALGO QUE COSTARÀ MUCHISIMOS AÑOS Y SACRIFICIO VOLVER A CRECER . ES UN VERDADERO RETROCESO. JANE ESTOY COMPLETAMENTE A TU FAVOR Y TE MANDO TODA LA FUERZA , CONFIA EN DIOS QUE TE DARÀ LA VICTORIA. TE MANDO UN ENORME ABRAZO Y ESPERO SEGUIR EN CONTACTO CON VOS. UN FUERTE ABRAZO TAMBIÈN A LA ABOGADA DEFENSORA PUBLICA.

17 01 2010
mirtha lilian sepulveda alastuey

JANE: VOCÈ TEM QUE SEGUIR COM AS MOBILIZACÃO DE TUDA NA COMUNIDADE. MOVILIZA OS MORADORES TUDOS JUNTOS
ELES TEM QUE RESPETAR, ESTUDAR BOM A LEI ORGÂNICA DO MONICIPIO E SOBRE TUDO A CONSTITUCIONE DO BRAZIL.EU PENSO DA MISMA MENEIRA QUE VOCÊ JANE . TUDO DESPOIMENTO VA CONTRA A LEI. DEFENDE A SAÚDE E DEREITO E TUDO OS POBRES E DE TUDO QUE VIVE AHÌ TUDO MUNDO DEVE PERMANECER NO LOCAL JANE. DEUS ABENÇOE. BJOS. DRA MIRTHA LILIAN SEPULVEDA DESDE LA PLATA – BUENOS AIRES -ARGENTINA.

22 01 2010
Jane Nascimento

Olá mirtha lilian sepulveda alastuey, que bom que esse caso está ganhando repercussão fora do Brasil. Fico feliz de poder contar com seu apoio. As coisas só chegam até onde estão porque o próprio ser humano não busca os seus direitos. Se está desse geito é a prova de que até hoje os que tiveram com o poder na mão não foram capazes. Não é justo porém agora querer resolver tudo de uma só vez injustiçando e culpando os menos favorecidos de degradação ambiental, ou acusando-os de estarem morando em áreas de risco. O fato do Rio de Janeiro sediar a copa 2014 e as olimpíadas de 2016 deveria ser alegria para todos, mas tornou-se um transtorno para muitos brasileiros. Agora sobra dinheiro nos cofres públicos para ampliar os projetos de conveniências do governo, onde as áreas de risco perdem o S e viram areas de rico.

4 12 2010
Laurent Garcia

Prezada Jane Nascimento,

Meu nome e Laurent Garcia, eu sou jornalista Frances de Paris. Estou preparando um documentario para TV Francesa sobre Rio e as Olimpiadas.
Ja estou em contato com varias comunidades (Cidade de Deus, Santa Marta, Manguinhos, etc……) O caso da Vila Autodromo em relacao aos Olimpiadas me interresse muito. Se nao incomoda a senhora eu gostaria ter os contatos telefonicos (fixo e celular) e email. Assim eu poderia entrar em contato com vocé.
Obrigado.
Laurent Garcia.
Meu email : laurent_garcia63@yahoo.fr

20 01 2011
jane

Olá. Tudo bem? Jamais iria me incomodar.
Abraço.

Jane

8 06 2011
lucas alan dos santos

oi sou o lucas e nasi e me crie aqui na comunidade e eu não queria sair daqui …

5 07 2011
VISPERAS DEL MUNDIAL DE BRASIL y el miedo a ser lanzado a la calle « malcolmallison

[…] Moradores da Vila Autódromo permanecem unidos contra perigo de despejo pela Prefeitura do Rio […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: